O Ministério da Educação (MEC) divulgou em entrevista coletiva nesta quinta-feira (14 de maio) que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2015 (Enem 2015) acontecerão entre os dias 25 de maio a 05 de junho, mais precisamente iniciando às 10 horas do dia 25 de maio e terminando as 23h59m do dia 05 de junho. As provas estão marcadas para os dias 24 e 25 de outubro (sábado e domingo).
A taxa de inscrição para participar do Enem 2015 aumentou, passando de R$ 35 para R$ 63. Como nos anos anteriores, estudantes que tenham realizado o ensino médio em escola pública ou que comprovem baixa renda estão isentos da taxa do exame, entretanto caso esses estudantes tenham se inscrito e não comparecido ao Enem de 2014 dessa vez terão que pagar a taxa de inscrição. O MEC tomou esse medida visando diminuir a taxa de abstenção do Enem que foi considerada bastante alta no último ano.
O Edital do Enem 2015, onde deverá constar todos os detalhes e cronograma do processo será publicado na próxima segunda-feira (18 de maio). Neste ano as provas iniciarão as 13h30 sendo que os portões serão abertos as 12 horas e fechados às 13 horas.
Como aconteceu nos últimos anos, as inscrições para o Enem 2015 deverão acontecer exclusivamente pela internet, através do site oficial do Enem no endereço http://enem.inep.gov.br/. As inscrições vão estar abertas a partir das 10h do dia 25 de maio, é comum o congestionamento do site no horário de início das inscrições mas rapidamente tende a se normalizar. Importante o candidato não deixar sua inscrição para o último dia pois uma eventual intempérie pode acabar impossibilitando de concluir o processo de inscrição.
Lembrando que realizar o Enem é condição obrigatória para o ingresso nos principais programas do Governo Federal na área da educação superior como o Prouni, para bolsas de estudo em faculdades particulares, o Sisu, para o ingresso nas universidades federais, o Fies, que financia estudos em faculdades particulares e o Ciências Sem Fronteiras, que oferecem bolsas de estudo de graduação a pós-doutorado no exterior.
Comments